JÁ COMEÇOU A SECA DO LITÃO.

JÁ COMEÇOU A SECA DO LITÃO.
Antigamente este espetáculo podia ser visto pelas ruas e açoteias da Vila de Olhão mas como agora já somos uma cidade, tudo mudou. Dantes, podia-se deixar o peixe na rua a secar que ninguém lhe mexia, mas agora é quase impossível encontrar o peixe a secar na rua devido ao receio da intervenção da autoridade que assegura a segurança alimentar e a fiscalização económica, ASAE.
Na noite de Natal não pode faltar na mesa dos olhanenses.
LITÃO À MODA DE OLHÃO: 
Lava-se o litão e deixa-se demolhar durante 1 dia com algum sal. Num tacho, dispõe-se em várias camadas: um pouco de azeite, cebola, dentes de alho picados, salsa, pimento cortado aos quadrados, tomates sem peles nem sementes, uma folha de louro, batatas cortadas às rodelas e o litão. Repete-se esta sequência 2-3 vezes. Tempera-se com sal e pimenta, acrescenta-se muito pouca água, tapa-se o tacho e deixa-se cozer.2016-11-08-11-28-26

(Trata-se de um pequeno tubarão parecido com a patarroxa que se distribui pelo Mediterrâneo, e Atlântico Oriental, desde as ilhas Faroe ao Sul do Senegal, incluindo os arquipélagos da Madeira e Canárias.
O peixe é geralmente aberto, passado por um pouco de sal e posto a secar ao Sol por 4 ou mais dias (dependente da radiação). Depois é guardado alguns meses até ser consumido. A pele seca era antigamente utilizada para lixa.)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: