A MARAVILHA EM FLOR.

A MARAVILHA EM FLOR.
Em cada Caminhada descubro uma flor interessante. Ontem na Fuseta chamou-me a atenção esta Maravilha que estava bem florida. Em Olhão também há muitas mas a diferença é que dificilmente abrem porque raramente apanham sol suficiente.
Maravilha (Mirabilis jalapa) é uma planta ornamental que disponibiliza a variedade de cores como a cor vermelha, rosa, amarela, branca etc. O seu nome, Mirabilis, do latim, significa maravilha ou admirável, e Jalapa é o nome de uma cidade mexicana, mas dizem que esta planta já se exportava a partir dos Andes Peruanos, em 1540.
Um aspecto curioso desta planta é que as flores de diferentes cores podem ser encontradas simultaneamente na mesma planta. Além disso, uma flor sozinha pode ter manchas de cores diferentes. Outro ponto interessante é um fenómeno de mudança de cor, por exemplo, as flores amarelas, quando a planta amadurece, podem mudar gradualmente para uma cor rosa escura. Da mesma forma, as flores brancas podem mudar a luz violeta.
As flores são polinizadas pelas borboletas de língua longa da família Sphingidae e outros polinizadores noturnos atraídos pela fragrância.mirabilis-jalapa-2016-11-06-12-00-39

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: