A SEDUM SEDIFORME.

A SEDUM SEDIFORME.
Quando caminho pelos campos presto sempre atenção às plantas porque no meio de tantas há sempre algumas que merecem alguma curiosidade. Ao passar numa caminhada em Moncarapacho dei com algumas suculentas que aproveitaram as cavidades das rochas para se instalarem. Não pude deixar de observar esta Sedum sediforme no seu estado silvestre. Esta é uma pequena suculenta que se encontra com facilidade pelos montes da região mediterrânea, de onde é oriunda.
A Sedum sediforme, é vulgarmente chamada Erva-pinheira ou Erva-pinheira-enxuta. Há ainda quem a conheça pelo nome de Pinheirinho-das-areias.
É uma planta com propriedades medicinais desde os tempos antigos e é também comestível sendo a receita mais difundida o tempero culinário de uma velha receita para marinar ou como um aperitivo em que os rebentos são colhidos na primavera, quando ainda estão tenros. São bem lavados para remover toda a terra depois branqueados levemente numa panela com água a ferver. Depois disso, despeja-se num frasco, sal e uma marinada de água, vinagre, brotos de erva-doce, salgado ou tomilho e uma casca de limão.
Nos bons velhos tempos toda a gente sabia estas pequenas coisas que tornavam a difícil vida um pouco mais interessante e útil.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: