DEDOS-DE-DAMA (Mammillaria elongata)

DEDOS-DE-DAMA (Mammillaria elongata).
Durante alguns anos este cacto esteve arrumado a um canto quase passando despercebido até que um dia resolveu-se a abrir as janelas. Só então o pude admirar convenientemente. Há dias um dos ‘dedos’ apareceu quebrado. Não há problema porque a maioria dos cactos e suculentas pegam todas se as voltarmos a enfiar na terra. Salva-se uma poda e arranja-se um novo inquilino.
Cactácea de pequeno porte tem lento crescimento, podendo atingir até 15 cm de altura. Floresce na primavera e suas flores são pequenas e amareladas, seguidas de frutinhos avermelhados. Algumas espécies do género produzem flores em rosa, como o Mammilaria guelzowiana. É um cacto de pequeno porte, muito procurado por colecionadores. Pode ser cultivado dentro de casa, junto a janelas onde possa receber a luz do sol por algumas horas. Os meus caros estão todos no exterior, mas eu vivo no Algarve.
Ambientes com ar condicionado não são problema, pois os cactos apreciam o ar seco.
Esta talvez seja a Mammillaria mais comum a ser encontrada e ocorre em mais variações do que qualquer outra espécie de Mammillaria. É comum encontrar muitas variações de cor e da coluna vertebral. 3-cacto-dedo-de-dama-mammillaria-elongata-2016-04-24-16-44-22

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: