AS FLORES DO MEU QUINTAL: Vinca.

AS FLORES DO MEU QUINTAL: Vinca.

VINCA (Catharanthus roseus), Popularmente conhecida como Vinca, Vinca-de-gato, Vinca-de-madagascar, Boa-noite, Bom-dia e Maria-sem-vergonha. Planta perene, tropical, muito rústica e pouco exigente, com delicadas flores simples, róseas, com o centro de tonalidade mais forte. Muitas vezes surge até como planta espontânea nos jardins. Existem ainda variedades com flores de pétalas mais largas ou mais estreitas, assim como nas cores vermelha, roxa ou branca, com o centro branco ou róseo, embora não apresentem a mesma rusticidade da planta original. A folhagem é ramificada na base e suas folhas são ovaladas, com nervura central mais clara. As vincas podem enfeitar nossos jardins, em maciços, bordaduras, vasos ou jardineiras. A floração se estende por todo o ano.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e com regas regulares. A retirada dos ponteiros na fase inicial estimula a ramificação nesta espécie. Deve ser trocada a cada dois anos, pois perde a beleza inicial. Multiplica-se por sementes ou mudas que se formam nas proximidades da planta mãe.
Por vezes, aparece-me no quintal, sem eu saber de onde vem. Gosto muito dela porque não dá trabalho e está sempre dando flores.

Anúncios

Imagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: