TEERÃO (Irão):

Monumento aos 2500 anos do Império Persa na Praça Azadi.

TEERÃO (Irão) – Quando forçosamente por aqui passei este país ainda era conhecido por Pérsia. (Em 1935, o Xá solicitou formalmente que a comunidade internacional passasse a empregar o nome nativo do país IRAN, mas em 1959 o mesmo Xá anunciou que tanto Pérsia como Iran  eram formas correctas de se referir ao seu país). Saímos de Roma com destino a Sydney onde ia apanhar o navio “Tss Fairstar” da Sitmar Cruises, para mais uma comissão de 8 meses de Cruzeiros no Pacífico. Só que foi declarado bomba a bordo. O cagaço que apanhámos só o pode imaginar quem já por isso passou, porque naquele tempo raramente havia “rebates falsos”. O comandante resolveu aterrar de emergência no aeroporto de Teerão que era o mais perto e adequado à situação. Aterrámos com todo o aparato de emergência assinalado e o avião foi estacionar no fundo da pista, o mais longe possível da gare. O local era um autêntico deserto e quando as portas do avião foram abertas para evacuação dos passageiros a primeira coisa que todos nós vimos em frente dos nossos narizes foram muitos soldados armados que nos apontavam as armas ameaçadoramente. Não se preocuparam em retirar dali as pessoas. Obrigaram-nos a descarregar toda a carga do avião manualmente e toda a gente foi obrigada a colocar a sua bagagem no chão permanecendo cada pessoa em frente dela. Tudo foi revistado minuciosamente até à exaustão. Só depois nos levaram em autocarros até à gare onde permanecemos uma eternidade até que a bomba foi encontrada por uma equipa de sapadores lá do sítio. Foi isto no dia 4-10-1975. Para nos recompensarem pelo inconveniente alguém achou por bem que nos proporcionassem uma visita à cidade de autocarro. Demos uma volta pela cidade mas não podemos sequer sair do autocarro. Pouco vimos e nada compreendemos porque não havia guia que nos explicassem nada. Do que melhor me recordo é do imponente monumento que se pode ver na foto que apresento. Trata-se da Torre Azadi (Liberdade) na praça do mesmo nome. Foi construída em 1971 para comemorar os 2500 anos do Império Persa, tendo na altura sido designada como Memorial dos Reis. Mudou de nome aquando da revolução islâmica de 1979. A praça ocupa uma área de 50.000m² e é um orgulhoso símbolo da independência nacional. A imponente e graciosa torre tem a altura de 45 metros.Teerão localiza-se a 1190 metros de altura numa região de grande variação geográfica. Os arredores da cidade encontram os sopés da Cordilheira Elbruz, cujo pico mais alto, o Damavand, atinge os 5610m e pode ser avistado da cidade. Ao sul da metrópole encontra-se o Dasht-e Kavir ou Grande Deserto Salgado, e ao norte a zona costeira do Mar Cáspio que exibe vegetação exuberante graças a um alto índice pulviométrico. Tudo isto aconteceu antes dos acontecimentos. A partir de 8 de Setembro de 1978, começaram as demonstrações populares contra a corrupção e repressão do regime imperial, que respondeu com um alto grau de violência, causando centenas de mortes, que por sua vez inspiraram novas demonstrações, ainda mais massivas. Em Janeiro do ano seguinte, a monarquia caiu quando o Xá Mohammad Reza Pahlavi, viu-se obrigado a abandonar o país. A volta, alguns dias mais tarde, do Aiatola Khomeini após um longo exílio, inaugurou a era da República Islâmica. O melhor de tudo é que quando chegámos a Sydney o navio que devíamos apanhar já tinha saído e como este levava 4 dias a navegar, tivemos que apanhar um pequeno avião que nos levou ao aeroporto de Nadi, nas Ilhas Figi. Colocaram-nos no Figi Gateway Hotel onde aproveitámos 4 dias de férias antecipadas usufruindo de tudo o que o Hotel tinha para nos oferecer sem pagarmos nada, até que o navio chegou a Suva, a capital do país, onde o fomos apanhar. Lá diz o ditado: Depois da tempestade vem a bonança.