OS FILHOS DA MEIA-NOITE de Salman Rushdie:

OS FILHOS DA MEIA-NOITE de Salman Rushdie. Terminei hoje, 23/3/2010, de ler este calhamaço com 437 páginas, escrito por uma pessoa meio-doida. Na realidade, este escritor deve ter alguma pancada exactamente como os seus personagens. Nisso, ele até é bom a descresver as pancadas dos seus inventados. É uma confusão tremenda do princípio ao fim do livro, o que demonstra que os génios são todos doidos. Pode ser que muita gente goste dos seus escritos mas eu garanto-vos que a partir de agora o seu nome será para mim, puramente ignorado. Estou no meu direito de não gostar, e não gostei. Note-se que eu até já estive na Índia várias vezes e nada tem a ver com como ele descreve a sua Índia. Agora começo a compreender porque é que os muçulmanos não gostam dele.

"À meia-noite do dia 15 de Agosto de 1947, no momento exacto da independência da Índia do Império Britânico, nasce em Bombaim Saleem Sinai… A sua vida vai acompanhar e sofrer todas as convulções dos primeiros trinta anos da vida da Índia, incluíndo a separação do Paquistão, a guerra Indo-Paquistanesa e o Estado de Emergância de Indira Ghandi. Esta obra, o mais impressionante fresco alguma vez escrito sobre a Índia comtemporânea, conquistou em 1981 o Prémio Booker e recebeu em 1993 o Booker of Bookers, concedido ao melhor de todos os livros galardoados com o Prémio Booker nos seus primeiros 25 anos de existência. Em 2008 foi declarado o melhor romance vencedor do Booker de todos os tempos."

(Sir Ahmed Salman Rushdie nasceu na então Bombaim, no 19 de Junho de 1947. Estudou na Inglaterra e é licenciado em História pela Universidade de Cambridge. Trabalhou em conhecidas agências de publicidade antes de se dedidcar a tempo inteiro à literatura. Em 1981 publicou a sua grande obra-mestra OS FILHOS DA MEIA-NOITE, e em1989, OS VERSÍCULOS SATÂNICOS, que mudou radicalmente a sua vida, pela fatwa que o Ayatollah Khomeini ditou contra ele condenando-o à morte pelas alegadas blasfémias do romance. Além destas célebres obras, destacam-se O SORRISO DO JAGUAR, VERGONHA, O ÚLTIMO SUSPIRO DO MOURO, FÚRIA e SHALIMAR, O PALHAÇO.)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: