LOLITA de Vladimir Nabokov:

Acabei hoje de ler LOLITA de Vladimir Nonokov e embora reconheça que deve ser um livro interessante para muita gente na verdade não me conseguiu entusiasmar. Li-o apenas por curiosidade mas não gostei. Tem 277 páginas e custou apenas um 1 Euro por ser uma publicação agregada à revista Sábado.

"Humbert Humbert é um professor de meia-idade e Lolita, a filha da sua senhoria é uma jovenzinha de doze anos perturbadoramente bela e provocante. Com estes elementos foi construída a história da obsessão amorosa mais famosa do século XX, um apaixonante romance de amor que abala todas as consciências ao destapar a poderosa e "perversa" atracção que podem exercer as denominadas «ninfitas». Este itinerário desenfreado pelas estradas da loucura e da morte, que mergulha nas paixões humanas até as levar ao extremo, é também um retrato devastador dos Estados Unidos de meados dos anos cinquenta, com os seus horrores suburbanos e a sua triunfante subcultura."
VLADIMIR NABOKOV nasceu na Rússia em 1899 e faleceu na Suìça em 1977. Professor de literatura, entomologista e criador de problemas de xadrez, é uma figura incontornável da literatura universal. LOLITA, adaptada ao cinema em duas ocasiões, é um dos mais importantes romances contemporâneos, e o nome da sua personagem feminina ficou indelevelmente marcado na cultura ocidental. Além desta obra-mestra, Nabokov deixou romances como A VERDADEIRA VIDA DE SEBASTIAN KNIGHT, FOGO PÁLIDO, O DOM, PNIN, ADA OU ARDOR ou TRANSPARÊNCIAS, bem como diversos livros de contos, critica literária e autobiográficos.
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: