O MEU TOP-10 DE 2009:

  Durante o ano de 2009 consegui ler 24 livros. Nada mau. Dá uma bonita média de 2 livros por mês. Destes 24 escolhi os 10 de que mais gostei. Ei-los:

       PORQUE RAZÃO GOSTEI DOS LIVROS?

  1 – O ANEL-A HERANÇA DO ÚLTIMO TEMPLÁRIO de Jorge Molist  (Porque adoro aventuras e os Templários são uma aventura).
  2 – A ESTRELA DE GONÇALO ENES de Rosa Lobato Faria (Porque as aventuras dos portugueses pelo mundo são irresistíveis).
  3 – A PROFECIA CELESTINA de James Redfield (Porque de fantasia vivemos todos nós).
  4 – O HISTORIADOR de Elizabeth Kostova (Porque adorei a história de vampiros. Eu que detesto vampiros).
  5 – O TERCEIRO SEGREDO de Steve Berry (Porque Fátima continua a ser um mistério).
  6 – SAMARCANDA  de Amin Maalouf (Porque descobri parte da história da antiga Pérsia).
  7 – O BOM NOME de Jhumpa Lahiri (Porque a vida dos (e)imigrantes ainda é um mistério para todos nós).
  8 – MEMORIAL DO CONVENTO de José Saramago (Porque nunca compreendi Saramago e desta vez quase me convenceu).
  9 – 1808 de Laurentino Gomes (Porque descobri que afinal D. João VI não era medroso mas sim… manhoso).
10 – ANJOS E DEMÓNIOS de Dan Brown (Porque este escritor tem o dom de nos prender à história).
 
        Agora que estou reformado consigo ler de uma maneira diferente. Tenho mais tempo e paciência para apreciar as histórias e para digerir os seus ensinamentos. Mas nem tudo são rosas. Também tive livros de que não gostei. Será que devo mencioná-los? Acho que sim porque há-de haver gente que não concorda comigo. O facto de eu não gostar não quer dizer que não sejam bons livros. Simplesmente não me divertiram. Aqui estão:
 
   1 – CARTA AO PAI de Franz Kafka (Porque nada me dizia a carta. Talvez porque nunca tive pai. A verdade é que achei o livro muito chato).
    2 – O DELFIM de José Cardoso Pires ( Porque só falava de duas coisas: caça e bebidas, precisamente duas coisas que eu não gosto nada).
       
Deixe uma Resposta

