MAR MORTO de Jorge Amado:

Terminei hoje de ler e gostei muito embora tivesse achado o livro muito triste. A miséria e os costumes esquisitos não é coisa que me divirta. O livro foi escrito em 1936 e é bem provável que as coisas já não sejam assim, embora eu duvide muito. Agradou-me muito a  maneira simples e atractiva como escreve. Eu nunca tinha lido Jorge Amado embora ele não precise de apresentação em Portugal. Não deve haver ninguém que não o conheça especialmente porque a primeira novela apresentada em Portugal na década de 70 do século passado era uma obra sua: Gabriela Cravo e Canela. O livro tem 278 páginas e custou apenas 1 euro, porque foi uma promoção da revista Sábado.
    "MAR MORTO é a história de Guma e Lívia, que é a «história da vida e do amor no mar…», enquadrada num mundo de mestres de saveiros, velhos marinheiros, negros tatuados e malandros que contam e cantam essas histórias do cais da Bahia. Obra-mestra de grande força lírica, verdadeiro poema em prosa, Mar Morto é a obra central da série de seis romamnces sociológicos com que Jorge Amado se projectou internacionalmente e que estaqbeleceram os precedentes para as suas posteriores criações."
     JORGE AMADO  nasceu em 1912 em Itabuna, no estado da Bahia, Brasil e faleceu em 2001, pouco antes de fazer 89 anos. Licenciado em Direito e de um profundo compromisso social, combinou a sua actividade literária com a vida política como militante do Partido Comunista do Brasil. Membro da Academia Brasileira das Letras desde 1961, recebeu diversos prémios, entreeles o de Luías de Camões em 1995. Autor de numerosos romances e contos, a sua obra foi traduzida para mais de 49 línguas, além de ter sido adaptada ao teatro, ao cinema e à televisão. É o escritor brasilero mais conhecido e o de maior reconhecimento internacional.    
 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: